comadrefulozinha7

Quem somos

A Comadre Fulozinha é uma empresa que trabalha com produtos ecologicamente corretos, sob bases do comércio justo e solidário. Conhecemos cada produtor e você também vai saber quem produz seus alimentos. Mais do que a garantia de rastreamento, é uma opção de você receber em casa um alimento saudável. Entregamos produtos na região metropolitana do Recife.

A localização da Comadre Fulozinha atualmente é no Recife, bairro da Madalena. Nosso trabalho é desenvolvido junto a produtores orgânicos de oito municípios – Chã Grande, Feira Nova, Glória do Goitá, Goiana, Gravatá, Lagoa do Itaenga, Pombos e Vitória.

As propriedades dos agricultores orgânicos são acompanhadas por técnicos das associações e entidades responsáveis, tais como: Associação Terra Viva (de Chã Grande), SNE através do Corredor da Farinha, APORG e SERTA.

A proposta da Comadre Fulozinha é de oferecer, também, um mix amplo e variado de produtos orgânicos de outras regiões do país, tais como: açúcar de São Paulo, arroz do Rio Grande do Sul, feijão de Minas Gerais, laticínios da Paraíba, molhos de tomate de São Paulo, sucos e geléias do Rio Grande do Sul, cachaça de Pernambuco…

Nossa missão é estreitar o elo entre a produção mais limpa e você, cliente, garimpando preciosidades orgânicas espalhadas pelo estado de Pernambuco e pelo Brasil. É fazer chegar sistematicamente à sua mesa produtos orgânicos.

A equipe que trabalha na Comadre Fulozinha tem um perfil específico e diferenciado. A prioridade é envolver a juventude rural por acreditarmos no futuro e no protagonismo juvenil. Temos jovens envolvidos no escritório, nas vendas, como também no processo produtivo.

Estes jovens produtores estão desenvolvendo suas propriedades e suas comunidades a partir de uma formação e orientação profissional focada na produção orgânica familiar, visando a inserção em novos nichos de mercados, a geração de renda e a melhoria das condições de vida.

Saiba mais sobre dois conceitos que norteiam o trabalho da Comadre Fulozinha:

  1. Agricultura Familiar Orgânica
  2. Comércio Justo

Equipe Comadre Fulozinha

Silvia Sabadell
Desde 1994 trabalha em organizações não-governamentais que tornam viável o desenvolvimento sustentável na produção agrícola de produtos orgânicos. Realiza assessoria a organizações de agricultores familiares no processamento e comercialização de alimentos ecológicos. Trabalhou na comercialização de produtos orgânicos da agricultura familiar no RS e SP. Em 1996, mudou-se para o município de Gravatá/PE, onde produziu hortaliças orgânicas na propriedade rural Pedra do Tao. Fundou, em 1997, com diversos interessados pelas questões ambientais, a Associação dos Amigos do Meio Ambiente de Gravatá e a primeira feira de produtos orgânicos do estado, sediada em Gravatá. No mesmo ano, em parceria com o Centro Sabiá e AMA Gravatá, participou da fundação do Espaço Agroecológico no Recife, onde atuou como produtora e organizadora desse espaço de comercialização. Trabalhou como assessora do Espaço Agroecológico até 2004 quando assumiu o setor de agroindústria da Cooperativa dos Agricultores Familiares Orgânicos, no qual, junto com jovens formados pelo SERTA e técnicos em agroindústria, desenvolveu cerca de 60 produtos de origem vegetal, tais como: doces regionais, frutas desidratadas, picles, etc. É sócia fundadora da AMA Gravatá e responsável pelo acompanhamento de 4 espaços de comercialização de produtos orgânicos no Recife através do Corredor da Farinha, projeto da Sociedade Nordestina de Ecologia. Atualmente, é sócia e coordenadora da Comadre Fulozinha – Feira Virtual de Produtos Orgânicos.

Carlos André Cavalcanti
Engenheiro Agrônomo formado pela UFRPE. Tem 15 anos de experiência com gestão de ONGs e projetos de cooperação técnica internacional, com atuação nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Desde 1996 trabalha na cadeia produtiva dos orgânicos e na formação de produtores, jovens e técnicos nos princípios e processos da produção orgânica e do associativismo. É membro atuante das redes internacionais Terra do Futuro, sediada em Estocolmo/Suécia, e da Red Layc, sediada em Mérida/México. Tem assento no Colegiado Estadual da Agricultura Orgânica de Pernambuco – CPORG. Atualmente preside a AMA GRAVATÁ (Associação dos Amigos do Meio Ambiente de Gravatá), é diretor secretário do Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA – e Conselheiro da Sociedade Nordestina de Ecologia – SNE. Coordena o reflorestamento ciliar participativo da bacia do Tapacurá através do Projeto REFLORESTÁGUA. Foi fundador e diretor-secretário da Cooperativa dos Produtores Familiares Orgânicos, e é pioneiro na instalação de feiras orgânicas em Pernambuco.